SESARAM recebe menção honrosa para projeto “Reabilitação Respiratória na RAM”

Conforme o FN já tinha noticiado, o Projeto da “Reabilitação Respiratória na RAM – Um projeto com futuro”, dinamizado pela equipa de Reabilitação Respiratória do Serviço de Pneumologia do SESARAM mereceu, a atribuição de uma menção honrosa na 2ª edição do Prémio Luísa Soares Branco, uma parceria entre a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas e a Linde Saúde.

O projeto teve início a 14 de junho de 2021, tendo como objetivo a promoção de exercício físico, da mudança de comportamentos e da educação para a saúde em utentes com patologia respiratória crónica.

Assenta na realização de telereabilitação respiratória e consiste na prática de exercício físico no domicílio do utente, após a frequência no ginásio de reabilitação, sempre com a supervisão de um enfermeiro de reabilitação respiratória, através de videoconferência.

A Reabilitação Respiratória é uma intervenção global e multidisciplinar, baseada na evidência, dirigida a doentes com doença respiratória crónica, sintomáticos e, frequentemente, com redução das suas atividades de vida diária, sendo recomendada na prática clínica por entidades mundialmente creditadas.

A equipa de Reabilitação Respiratória do Serviço de Pneumologia do SESARAM conta com três enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, Ana Carina Castro, Frederico Abreu e Sónia Alves, uma enfermeira especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, Sandra Silva e um médico pneumologista, João Carvalho.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no Algarve, na sessão conjunta da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas, no âmbito do 38.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, entre os dias 10 e 12 de novembro.