Jorge Carvalho em Bruxelas para a Conferência de Presidentes das RUP

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, participa, nos dias 15 e 16 de novembro, em Bruxelas, em representação do Presidente do Governo Regional, na XXVII Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE). 

A estrutura de cooperação política e técnica tem por principal objetivo promover, de forma concertada, a ação conjunta das Regiões Ultraperiféricas da UE – Madeira, Açores, Canárias, Guadalupe, Guiana, Martinica, Reunião e Saint-Martin –, tendo em vista a adoção de posições comuns para a defesa dos interesses da Ultraperiferia junto da União Europeia. 

A Conferência constitui momento de trabalho da maior relevância, no que concerne ao impulsionar de estratégias e posições comuns das referidas regiões em torno de temas centrais, como a convergência económica e social e o assegurar dos interesses das RUP junto das instituições, dos órgãos e dos organismos da UE. 

Recordar que o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou recentemente em reuniões de alto nível, envolvendo as RUP e os Estados-membro Portugal, Espanha e França, para a renovação da estratégia da Comissão Europeia para as RUP, tendo a Comissão, no início do presente ano, acolhido as posições conjuntas, no quadro da implementação de políticas diferenciadas num contexto de múltiplos desafios para as Regiões Ultraperiféricas da UE. 

O programa da Conferência inclui, para além da sessão interna, da qual decorre uma declaração final conjunta, o encontro com deputados ao parlamento europeu, o seminário social das RUP, envolvendo especialistas e a passagem da presidência da Conferência ao Presidente do Governo de Canárias, Ángel Víctor Torres.

De destacar que no dia 16 terá lugar uma importante reunião de Parceria, entre os Presidentes das RUP, a Comissária Europeia para a política regional e os três Estados Membro com Regiões Ultraperiféricas, Portugal, Espanha e França.