Associação “Womaniza-te” promove projecto “Pink Boxes”

A “Womaniza-te” lançou no dia 10 de Outubro o Projecto PINK BOXES, “Caixas Cor-de-rosa), no Município de Santa Cruz, de forma a assinalar o Dia Internacional da Rapariga e dar resposta à carência evidenciada pela população em geral na compra de produtos de higiene femininos, refere um comunicado.

A associação,em parceria com o Município de Santa Cruz desenvolveu 6 caixas que foram distribuídas por 6 instituições pelo concelho, nomeadamente a Escola de 2º e 3º Ciclo do Caniço, a EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior na Camacha, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, no projecto Renascer Nogueira, no Centro Comunitário da Nogueira e na Loja do Munícipe do Caniço na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Cada caixa é constituída por produtos tais como pensos higiénicos, copos menstruais e tampões. Os copos menstruais são os únicos produtos que não irão constar nas caixas mas estarão a cargo da pessoa responsável de cada escola para que possa entregar às jovens que queiram utilizar este tipo de produto e que não tenham possibilidades financeiras para o adquirir.

A iniciativa surge no âmbito da taxa rosa, que é aplicada aos produtos de higiene feminina, tornando-os mais caros que os produtos masculinos. Além desta taxa que é aplicada, os produtos de higiene íntima continuam a ser taxadas como bens de luxo e não como bens de 1ª necessidade. Um pacote de pensos higiénicos, ainda que da marca mais barata, custa cerca de 2 a 3€, o pacote mais pequeno, e 4 euros um pacote maior. Considerando o fluxo menstrual que varia de acordo com a mulher, é uma despesa mensal de que pouco se fala.

Na semana de 11 a 15 de Outubro iniciou-se uma campanha de recolha de produtos de higiene feminina com a colaboração da Associação FT, em nome da Carina Pestana, que durante todas as suas aulas de zumba e strong recolheu vários produtos que foram doados à Associação.

Além desta parceria, continuamos ainda a recolher produtos na sede das associações, Olho.Te na Nazaré e Teatro Metaphora no ilhéu em Câmara de Lobos.

Tivemos ainda uma doação por parte da empresa DIVERFOGO II e da MeLuna que nos doou os copos menstruais.

Este projecto pretende ser sustentável, tendo a Associação durante os dias 10 e 27 de Outubro realizado acções de apresentação nas respectivas escolas, onde apelamos a um consumo consciente, pretendendo que a longo prazo as próprias pessoas que tenham disponibilidade possam ir repondo.

O foco é facilitar o acesso a produtos de higiene íntima às raparigas adolescentes da região, de forma gratuita e natural.

Nas respectivas caixas há um QRCODE, que dá acesso directo a uma página do site da Womaniza-te, onde consta toda a informação.

Qualquer pessoa pode ainda contribuir para este projecto, entrando em contacto directo com a associação pelas redes sociais.