SESARAM realiza vídeos explicativos sobre tratamento de adrenalina

O Serviço Regional de Saúde realizou, através do Serviço de Pediatria, dois vídeos informativos/explicativos, sobre o uso das canetas de adrenalina, Epipen e Anapen.

Os vídeos exemplificam a sequência de procedimentos a adoptar numa situação de anafilaxia e a forma correcta de utilização e de administração da adrenalina, com cada uma das canetas.

Os vídeos, que permitem aos profissionais de saúde, continuar a instruir os professores, pais e funcionários, a prevenir e tratar, possíveis reacções graves relacionadas com a alimentação, serão divulgados através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, pelas escolas da Região Autónoma da Madeira.

Realizados no âmbito da sessão formativa online, com o tema “Alergia Alimentar e Anafilaxia na Escola”, estes vídeos surgiram da necessidade de identificar pontos gatilho e, de aumentar a capacidade de resposta na intervenção, para que, a longo prazo seja possível combater a iliteracia, a recorrência dos episódios anafilácticos e a sua letalidade.

A anafilaxia apresenta-se como uma reacção alérgica sistémica de início súbito após contacto com o agente desencadeante. Os alimentos são a causa mais frequente de anafilaxia no ambulatório, principalmente em crianças. A anafilaxia não é uma situação rara, pelo que, a educação do doente e seus conviventes é fundamental.

O tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível, com a administração de adrenalina independentemente do local onde se encontra.

Os vídeos contam com a participação da enfermeira do Serviço de Pediatria e Consulta do Serviço Regional de Saúde, Fernanda Vila e estão disponíveis, no sub portal do Serviço de Pediatria, no site do SESARAM.