ALRAM discute comportamentos aditivos

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais reuniu esta manhã em audição parlamentar com a presença do director da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), Nélson Carvalho, relativamente ao Projecto de Resolução da autoria do PS-Madeira, intitulado “Recomenda ao Governo Regional a criação de uma comunidade terapêutica de reinserção social”.

Nélson Carvalho garante que será criada uma comunidade terapêutica na Região Autónoma da Madeira, aclarando que “é uma situação que o Governo Regional está a analisar já antes deste projeto ter sido colocado, e que se trata de uma resposta importante para a sociedade madeirense”.

Nelson Carvalho sublinhou que “cada vez mais temos pessoas dependentes de jogo, gambling, e que existe uma utilização problemática da internet, que vão galgar e atingirão os níveis problemáticos das substâncias psicoactivas, as drogas químicas”.

O Diretor da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, lembrou ainda que “a vontade de um doente toxicodependente é determinante para a sua ajuda. Se um doente não quer ser internado, ninguém vai obriga-lo. A comunidade terapêutica serve para pessoas dependentes com critérios rigorosos de aceitação de ajuda”, salientou.

O Governo Regional vao reactivar o cento de dia na unidade de tratamento para motivar e preparar os doentes para tratamento.