Museu Etnográfico promove Oficina de Azulejaria

Na próxima quinta-feira, dia 20 de Outubro, entre as 15 e as 16h30, o Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, promove uma “Oficina de Azulejaria” destinada aos alunos do 8.º ano (turma C) da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, refere um comunicado de imprensa.

A oficina será orientada pela ceramista Paula Gomes, proprietária da oficina “Azul Desejo”, situada na freguesia do Paul do Mar, concelho da Calheta. Trata-se de uma das chamadas “novas artesãs” que apostou num conceito inovador, diz a SRTC.

Apesar da azulejaria não possuir tradição na nossa Região, aprendeu o ofício, introduziu as suas obras no mercado artesanal madeirense, renovando e enriquecendo o nosso património artístico, e mantém a sua oficina aberta ao público.

Alguns dos trabalhos desta artesã, fazem parte da exposição temporária “No Feminino: Navetas, Agulhas e Afins”, patente ao público no MEM. No âmbito desta exposição, Paula Gomes promoverá uma oficina de artesanato, com a confecção de azulejos inspirados em peças de renda, que fazem parte do enxoval, proporcionando aos mais novos (alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares) o conhecimento do saber-fazer desta arte, em barro.