CDU passa filme “Nomadland” para alertar para o tema “Empobrecer”

A CDU organiza um debate sobre a temática “Empobrecer”, onde o filme “Nomadland” será o ponto de partida, numa iniciativa que se realizará na terça-feira, 18 de Outubro, às 19h, no Espaço CDU, à Rua João de Deus, nº 12, no Funchal.

A iniciativa da CDU integra-se numa nova abordagem que agora se iniciou na Madeira, intitulada “Empobrecer”.

O filme baseia-se na história vivida por Fern, uma mulher desempregada na América. Pelo meio, Fern, encontra muitos como ela, pessoas que, por diversas circunstâncias da vida, passaram a viver em caravanas, de parque de campismo em parque de campismo, de biscate em biscate.

“É uma história passada nas margens do capitalismo, na ressaca de uma crise económica. A grande maioria das personagens deambulantes com quem Fern se depara na sua jornada são “sem casa” da vida real. Vão contando as próprias histórias, explicando aquilo que os levou a uma vida “na estrada”.

Inspirado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century de Jessica Bruder, o filme conta com a participação de verdadeiros nómadas, Linda May, Charlene Swankie e Bob Wells, que interpretam o papel de mentores e companheiros de Fern. Terceira longa-metragem da realizadora Chloé Zhao, Nomadland foi amplamente aclamado pela crítica, venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e o Óscar de Hollywood, em 2021, para o melhor filme, melhor direcção e melhor actriz principal.