CMF promove Semana de Alimentação entre os dias 17 e 22 de Outubro

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) promove, na próxima semana, nos dias  17 a 22 de Outubro, a Semana da Alimentação, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação. Trata-se de uma efeméride  que se assinala no domingo.

Foi  elaborado um programa de actividades que pretende alertar a população para a importância da nutrição e alimentação saudável, sustentável e consciente.  A maioria das actividades decorrerá no Terraço do Mercado dos Lavradores.

Sendo o Funchal uma das 11 cidades europeias parceiras do projecto FOOD TRAILS , esta comemoração dá o mote à (re)descoberta de sabores e saberes tradicionais. Food Trails é um projecto Horizonte 2020 de quatro anos financiado pela União Europeia, que reúne um consórcio de 19 parceiros europeus, incluindo 11 cidades, 3 universidades e 6 organizações.

O projecto, que visa permitir que as cidades desenvolvam e implementem políticas alimentares sustentáveis, saudáveis ​​e inclusivas, está enraizado no Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão (Milan Urban Food Policy Pact – MUFPP), um acordo internacional de municípios.

As actividades que compõem o programa vão  desde palestras a “showcookings” para todas as idades.

Serão abordados temas como Alimentação Consciente, Agricultura e macrobiota do solo, modos de produção amigos do ambiente, Circularidade, Compostagem Comunitária. Os showcookings serão realizados, no âmbito da cozinha tradicional madeirense. Serão dadas dicas para reduzir o desperdício na cozinha e a confeção de snacks saudáveis. Estará ainda patente a Exposição FOOD TRAILS: (RE)descobrir Sab@res.

Ao longo da semana, serão também desenvolvidas actividades educativas integradas no Projecto Educativo Municipal, no “Living Lab” da Penteada – um espaço de aprendizagem, diálogo e colaboração – com a participação de várias escolas do 1º ciclo.