PCP apresenta na ALRAM 12 medidas para combater o aumento do custo de vida

O PCP levou hoje a cabo uma acção de contacto com a população para abordar a necessidade de serem tomadas a nível nacional e regional medidas de emergência para combater o aumento do custo de vida e o agravamento das injustiças e desigualdades.

No decurso da iniciativa o deputado do PCP, Ricardo Lume, considerou que a actual situação da Região está marcada pela acelerada degradação das condições de vida, com o aumento dos preços e a perda de poder de compra a pesarem cada vez mais e os salários e as pensões a darem para cada vez menos, ao mesmo tempo que os grupos económicos acumulam milhares de milhões de euros de lucros.

“São os trabalhadores e o povo que estão a pagar a política da exploração e empobrecimento com a deterioração das suas condições de vida e os grupos económicos aproveitam-se agora das sanções e da guerra como antes se aproveitaram da epidemia para acumularem milhares de milhões de euros de lucros, agravando a exploração e promovendo a especulação e o aumento dos preços”, refere uma nota.

“A inflação atinge níveis elevadíssimos. Os preços de bens alimentares não param de aumentar. A realidade é idêntica no que diz respeito à energia e aos combustíveis”, aponta.

Por isso o PCP vai entregar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira um Projecto de Resolução visando a tomada de uma série de 12 medidas imediatas que, articuladas entre si, permitam quatro objectivos essenciais: assegurar a valorização do poder de compra dos trabalhadores e reformados, combater o aumento dos preços, garantir o cumprimento dos direitos sociais e garantir uma mais justa distribuição da riqueza.