Tradição na festa do Bom Despacho

Sílvio Mendes
A tradição vai voltar a ser uma realidade na freguesia do Campanário com a realização do cortejo das beladonas, flores que na Madeira são conhecidas como açucenas, que decorrerá na sexta-feira, dia 23 de setembro, integrado na preparação da festa de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Nesse dia às 4h30 haverá encontro na volta do Pico.
Às 5 horas será a saída para a apanha das açucenas nas serras da Quinta Grande. Às 9 horas iniciar-se-á a descida e depois o cortejo.
Haverá convívio às 11 horas no sítio da Vera Cruz e depois o cortejo segue, a partir das 11h30, para a capela. O percurso será animado com música de acordeons e violas em ambiente de grande festa.
Depois começa a ornamentação da capela e arredores que ganham um aspeto cor de rosa caraterístico daquela festa que se realiza sempre no último domingo do mês de setembro.
Na sexta-feira, 23 de setembro será celebrada missa às 20 horas
No sábado, dia 24 pelas 19h30 decorrerá a romagem e às 20h30 iniciam-se a novena e missa.
No domingo, 25 de setembro às 16 horas será celebrada a missa da festa seguida de procissão e no sábado às 20 horas inicia-se a missa da vigília.
A concluir, na segunda-feira 26 deste mês às 20 horas, celebra-se a novena e missa de ação de graças e de agradecimento aos colaboradores desta festa
O tradicional arraial madeirense com atuações de diversos artistas animará aquela localidade nos dias 23, 24 e 25 de setembro.