CMF salienta aposta “na tecnologia ao serviço da mobilidade”

Ontem, na abertura oficial da Semana Europeia da Mobilidade, o vereador da Câmara Municipal do Funchal com o Pelouro do Trânsito, Bruno Pereira, destacou a importância da tecnologia ao serviço da mobilidade. “O Funchal orgulha-se de ter feito um conjunto de investimentos que permitem ter estacionamentos com sensores, um sistema de semáforos cada vez mais moderno, garantindo que a autarquia vai continuar esta aposta na modernização da cidade, sublinhando que numa altura da “inteligência artificial” é para aí que caminhamos”.

Bruno Pereira considera fundamental no próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) existir uma candidatura que venha dar continuidade ao investimento que foi feito até agora.

O vereador realçou o sistema de vigilância que a autarquia da cidade do Funchal está a implementar, com a contagem permanente dos veículos que circulam nas principais artérias da cidade. São 29, sendo que 14 efectuam a videovigilância e as outras 15 fazem a  contagem automática de tráfego, o que “permite em tempo real tomar decisões que no passado não era possível”.

Outro investimento a ser feito e destacado por Bruno Pereira  é a aquisição do maior número de carregadores eléctricos para serem colocados em espaços públicos e nos parques de estacionamento.

O vereador anunciou que no primeiro semestre deste ano foram vendidas na Madeira  300 viaturas eléctricas.

Bruno Pereira,  apontou  outra medida: “capacitar a cidade com mais e melhores condições de acessibilidade inclusiva e  garantir melhores condições de circulação pedonal”.

“Queremos uma cidade para todas as pessoas, independentemente da sua condição física”, sustentou.

Quanto à utilização do transporte publico, Bruno Pereira refere que esta questão tem de ser abordada “sem falsos moralismos” deixando um desafio aos munícipes, tendo em conta a descida dos valores dos passes sociais:” façam as contas, vejam quanto é que pode custar o transporte individual e quanto pode custar o transporte público. Temos um transporte público de qualidade, mas cabe ao cidadão se sentir confortável na sua decisão”, salientou.

Na Praça do Município, decorre até o dia 22 de Setembro, uma exposição intitulada ‘Mobilidade Urbana Sustentável no Município do Funchal” e que visa dar a conhecer à população um conjunto de ações implementadas  pela autarquia, bem como painéis com estatísticas relacionadas com a mobilidade, a sinistralidade, o numero de carros na cidade, entre outras informações. Neste espaço, estão expostos  carros  elétricos e híbridos de várias marcas, bicicletas, bem como  uma amostra sobre a  evolução dos parcómetros ao longo dos anos.

Bruno Pereira convida as escolas e todos os munícipes a visitarem esta exposição que considera “muito interessante, pedagógica e interactiva”.  O vereador com o pelouro do Trânsito refere que esta semana da Mobilidade tem por objectivo sensibilizar as pessoas para os seus comportamentos, por forma a que possamos ter uma cidade melhor, com menos trânsito e mais sustentável.