O Hospital Dr Nélio Mendonça completou 49 anos de existência. Uma data muito simbólica e, dada a importância vital desta instituição, é mais do que justificada a festa da efeméride. São 49 anos a cuidar, como mostra o vídeo do SESARAM, mas é acima de tudo a casa onde todos os madeirenses tiveram e terão sempre uma ligação.
A comunicação social tem acompanhado, ao longo destes anos, o desempenho dos titulares mais variados da saúde numa missão sempre desafiadora para os médicos, administradores e políticos, ora com louvores, ora com a revolta dos utentes por um atendimento ou seguimento clínico menos bem conseguido. Há posturas e palavras que curam, mas há outras que causam incêndios e agravam a doença.
Quase meio século a zelar pela saúde. É esta a essência do hospital, mesmo quando outro de outra grandeza está em construção. Fica na memória todos aqueles que passaram e passam pela instituição e que a servem com o cumprimento do dever, distribuindo sorrisos na dor e sabendo comunicar mesmo nos momentos mais polémicos. E já lá vão 49 anos a curar e a aprender a fazer melhor.