Uma das principais reivindicações destacada pela presidente da junta de freguesia de Gaula, Liliana Valente, foi a de que “Miguel Albuquerque cumpra com a requalificação do vale do Porto Novo, promessa feita há cerca de 8 anos”, refere um comunicado do JPP.
A presidente daquela freguesia diz que é “lastimável” o estado em que se encontra toda aquela frente mar “outrora, ponto histórico de passagem de milhares de pessoas”, mas que agora resume-se “a um autêntico vazadouro”.
É fundamental remover toda a sucata existente, salvaguardar a segurança das pessoas e devolver, com dignidade, o Porto Novo aos gauleses”, refere.
A presidente frisou ainda a necessidade de construir muros de segurança e permitir o acesso ao mar, no “Cais Novo onde nem uma escada existe para sair do mar”, tendo relembrado que “vários são os pescadores que ali passam o dia”.
Situação igualmente lastimável, nas palavras de Liliana Valente, é o facto de, “pela primeira vez em séculos, a freguesia de Gaula ficar sem escola pública”.
O que inicialmente seria uma fusão, passou ao encerramento definitivo da Escola Dr. Clemente Tavares e a presidente deixou o apelo aos governantes, no sentido de “não deixarem ao abandono mais uma infraestrutura modular da Freguesia” pois “são várias as utilidades que ali poderão ser concretizadas, nomeadamente, a abertura de um centro de dia para os idosos, valência que, desde a pandemia, deixou de existir”.
Por outro lado, Liliana Valente salientou vários programas de apoio social, programas culturais e tradicionais que a Junta de Freguesia de Gaula tem vindo a desenvolver, naquilo que é a própria “matriz de acção deste executivo”.
A presidente realçou os apoios aos estudantes universitários da Freguesia, em mais de uma centena de apoios e o apoio à natalidade, com um valor pecuniário de cento e cinquenta euros por criança nascida.
O primeiro sector não foi esquecido com o apoio de incentivo à produção de trigo bem como o “apoio para a requalificação de levadas de rega particulares, uma medida que não só apoia o agricultor como ajuda no combate às perdas de água”.
Na vertente cultural e tradicional, Liliana Valente destacou a IX edição da Festa da Amora que irá decorrer já no próximo fim-de-semana com a presença de várias barracas de comes e bebes e de artistas regionais cujo encerramento culmina com a comemoração dos 513 anos da Freguesia de Gaula, “estando todas as pessoas convidadas para o evento”, concluiu.