Estepilha: excursão à sede da Protecção Civil… e esta, hein?

Rui Marote

O centenário Fernando Pessa terminava sempre as intervenções jornalísticas com a sua frase mítica ” E esta, hein?” É o que nos apraz dizer sobre um convite aos jornalistas para participar numa viagem de autocarro da responsabilidade da empresa Autocarros do Caniço, tendo como destino o Serviço Regional de Protecção Civil. Ali foi feito um balanço à campanha de sensibilização e prevenção para os incêndios rurais, lançada no dia 13 de Julho.

Esta, explicou-se, foi uma iniciativa da empresa ao associar-se à campanha lançada pelo Serviço Regional de Protecção Civil: “A MADEIRA SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS”.

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participou nesta actividade.

O Estepilha assistiu à partida na zona do Almirante Reis.

Recordámos as excursões que o pároco da Igreja do Socorro, Padre Lira realizava para os seus paroquianos, mobilizando 10 camionetes.

Não encontrámos o autocarro do Caniço enfeitado com novelos ou coroas de Henrique, habituais desta época. Os excursionistas não levavam farnel com a tradicional papo seco com omolete e a bebida do Max, Brisa Laranja. Ninguém levava o ringue, bola ou o arquinho.

Não sabemos se durante o percurso foram entoados cânticos tradicionais “Ai borda rica filha!” ou “Primavera das Flores” ou se houve incitamentos ao Sr. chauffeur “por favor ponha o pé no acelerador!”, e dichotes “A malta de lá detrás esta cheirando a aguarrás”.

E esta Hein? se a moda pega, a Secretaria das Pescas vai realizar visitas às jaulas de aquacultura, de traineira. E a da Economia nos Horários do Funchal aos parques empresariais.

A Madeira está sempre em festa! Se o Salazar tivesse descoberto esta ideia ainda estava no poder, Estepilha!!