XVII Semana Europeia de Folclore arranca dia 28 de agosto e conta com apoio da CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) firmou um protocolo com o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova, no valor de 7.000 euros, para apoiar a XVII Semana Europeia do Folclore, que irá decorrer de 28 de agosto a 1 de setembro.

A Semana Europeia de Folclore é um festival de folclore de âmbito internacional, que se realiza todos os anos na cidade do Funchal, desde 2004, sob responsabilidade do Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova com o apoio da Direção Regional de Turismo e da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da Festa do Vinho da Madeira.

O apoio da CMF é uma forma de reconhecer o importante papel que o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova tem na comunidade, que envolve um grande número de pessoas e que contribui para a valorização das tradições locais e do património cultural e etnográfico do Funchal. Além disso, o grupo tem desempenhado um papel fundamental na investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais em prol da preservação e do desenvolvimento da identidade cultural do Funchal.

Ao longo dos anos, estiveram presentes grupos de 25 países, outros tantos de Portugal Continental de Norte a Sul e Ilhas. Este ano, estarão presentes o Grupo de Folclore Monte Verde, o Grupo de Folclore e Etnográfico de Boa Nova, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, a Escola Provincial de Danza Castro Froxo (Espanha), Folk Dance Ensemble “Wronki” (Polónia), Grupo Etnográfico da Beira (Açores), Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo (Aveiro) e Agrupación Folklórica Abenechara (Canárias).