PSD diz que IPSS são essenciais à coesão social

Os deputados do PSD-M reuniram-se, hoje, com a nova Direcção da Associação Santana Cidade Solidária. A deputada Cláudia Perestrelo salientou, na oportunidade, o “papel determinante que as IPSS têm enquanto parceiros do Governo Regional naquelas que são as políticas de apoio social às famílias da Madeira”, defendendo, por outro lado que é crucial “perceber a realidade local e perceber que, no caso desta associação, estamos perante um trabalho feito num concelho disperso, envelhecido e com uma população com cada vez mais necessidades, nomeadamente em matéria de apoio à terceira idade e também de apoio social”.
Este encontro visou conhecer os projectos sociais da Associação Santana Cidade Solidária, sendo que está em causa “uma instituição que tem um lar de terceira idade, por exemplo, que alberga 58 utentes de toda a Região e que tem outro papel, dando cerca de 85 postos de trabalho, num concelho longe da centralidade. Portanto, é um trabalho de apoio social, de dinamização económica e de resposta laboral”.
Para os parlamentares do PSD, “existem carências relacionadas com o envelhecimento que são transversais à Costa Norte e esta associação tem uma resposta nessa valência porque presta apoio não só a quem está numa instituição, mas também a quem precisa de cuidados no domicílio, de uma refeição, a quem necessita de um serviço de lavandaria social, para além de outras valências dedicadas por exemplo à educação ambiental”.
“Todo o leque de valências que esta associação tem, que presta ao concelho e que, depois, acaba por beneficiar toda aquela que é a dinamização económica da nossa Região” fazem desta Instituição Particular de Solidariedade Social um exemplo, de entre os seus pares, do papel fundamental que têm na manutenção social local e regional, concluiu Cláudia Perestrelo.