Postais da Cidade do Funchal: a “Photographia Vicente”

Edifício da “Photographia Vicente”, entre 1942 e 1972 (“Photographia Vicente” em depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM))

No Dia Mundial da Fotografia, o postal alusivo ao 514.º aniversário da cidade do Funchal é dedicado à “Photographia Vicente”, a casa fotográfica que deu origem ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

É um dos dois únicos estúdios de fotografia oitocentista existentes no país e «passou a Património Cultural da Região Autónoma da Madeira, por escritura pública de 14.12.1978, tendo o imóvel sido classificado por Resolução de 78/91 de 06.02.1991. Inaugurada em 1982, a Photographia Museu-Vicentes, com um acervo original de 400 mil negativos, reúne ainda muitos apetrechos fotográficos, cenários e mobiliário que compunham o “atelier”, e outros espólios pertencentes a vários fotógrafos, profissionais e amadores, destacando-se a coleção Perestrellos Photographos e Photo Figueira, o que torna esta instituição cultural um lugar insubstituível para o conhecimento da memória iconográfica da ilha da Madeira.»*

Pátio do edifício da “Photographia Vicente”, 1895. «Na inscrição do letreiro constante na varanda regista-se o lapso na datação de “1848” que depois acabaria por ser repintado para o ano de 1846, que corresponde ao ano em que Vicente Gomes da Silva, Sénior, assumiu a atividade profissional por conta própria, iniciando-se nessa altura como gravador.», pode ler-se numa referência ao âmbito e conteúdo desta fotografia no site do ABM. (“Photographia Vicente” em depósito no ABM)
Pátio da “Photographia Vicente”, 1.º quartel do século XX (“Photographia Vicente” em depósito no ABM)
Pátio do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (Foto DR)

 

* Câmara Municipal do Funchal, 2004, Funchal: roteiro histórico turístico da cidade, edição comemorativa dos 500 anos da Cidade do Funchal, Funchal, Câmara Municipal, p. 179.