Mais uma Faixa Corta-Fogo nas zonas altas de São Roque

Foto DR

As zonas altas da Cidade do Funchal vão estar mais protegidas dos incêndios, após a conclusão de uma intervenção que irá criar uma nova Faixa Corta-Fogo nas zonas altas de São Roque.

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, visitou a obra em curso, que está a decorrer na zona do Montado da Esperança, freguesia de São Roque, um local que foi particularmente atingido pelos incêndios.

Susana Prada, explicou tratar-se da continuidade de um trabalho que tem vindo a ser feito para preparar a Madeira para o aumento do risco de incêndio que decorre das Alterações Climáticas.

“À semelhança do que acontece no Caminho dos Pretos, também nas zonas altas de São Roque o Governo Regional está a criar uma Faixa Corta-Fogo. Uma intervenção que pretende: criar uma descontinuidade através do alargamento e da ampliação de um caminho florestal; proceder à limpeza da vegetação; e construir um tanque e uma rede hídrica com várias bocas de incêndio”, disse a governante.

Após a conclusão da empreitada, orçada em cerca de 5 milhões de euros, haverá menos carga combustível e uma melhor acessibilidade para o combate aos incêndios protegendo, desta forma, a população.