SESARAM no programa parenta básico “Anos Incríveis”

O SESARAM, no âmbito de uma parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e o Instituto de Segurança Social da Madeira, implementou o programa parental básico “Anos Incríveis”.

A eficácia do programa “Anos Incríveis” tem sido amplamente demonstrada na prevenção e intervenção precoce em problemas de comportamento nas crianças, afirma o Serviço de Saúde da RAM.

Este programa enquadra-se na metodologia de trabalho intersectorial (Educação, Saúde e Segurança Social) do projeto regional para a parentalidade e está a ser dinamizado pelos psicólogos com formação certificada no programa Anos Incríveis para Pais, em vários concelhos da região.

O primeiro grupo deste projecto iniciou a sua formação no dia 25 de Março. Contou com a participação de 8 famílias.

O projecto tem o alinhamento de 14 sessões semanais, 20 sessões para os pais de crianças com outros diagnósticos, com uma duração de duas horas e utiliza uma abordagem colaborativa, centrada na promoção de práticas educativas positivas.

O objectivo principal, refere um comunicado, é desenvolver medidas de apoio que potenciem a capacidade parental dos pais e/ou prestadores de cuidados, promovendo a competência social, emocional e académica das crianças, bem como, prevenir e reduzir problemas de comportamento, de forma precoce e eficiente, contribuindo assim para uma intervenção mais eficaz ao nível da parentalidade positiva.

As psicólogas do Serviço de Pedopsiquiatria do SESARAM, EPERAM, responsáveis pela implementação deste projeto no Hospital Dr. Nélio Mendonça são Catarina Homem Costa, Mary Soares e Raquel Gouveia.