SESARAM tem novo angiógrafo no laboratório de hemodinâmica

Foto DR

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, SESARAM, EPERAM, dispõe de um novo angiógrafo que permite realizar aquisições tridimensionais (3D), localizado no laboratório de hemodinâmica, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Trata-se de uma valência explorada recentemente pela equipa de Neurorradiologia do SESARAM, com a ambição de aprimorar o estudo e o tratamento da patologia neurovascular, em particular aneurismas e malformações arteriovenosas cerebrais.

Esta aquisição permite realizar um maior número de tratamentos endovasculares evitando a deslocação dos utentes para fora da Região, com todos os inconvenientes pessoais, familiares e financeiros que surgem nestas situações.

Esta funcionalidade permite a reconstrução 3D das artérias, aumentando a sensibilidade para o diagnóstico de patologias deste foro, assim como a manipulação das imagens, em consolas próprias para um planeamento personalizado, tanto da abordagem endovascular como neurocirúrgica.

Os primeiros testes foram realizados com objetos a título de estudo e curiosidade, tornando possível e rotineiro o estudo de doentes com aneurismas cerebrais.

O primeiro caso a beneficiar de um tratamento que fez uso desta modalidade será alvo de intervenção no Hospital Dr. Nélio Mendonça já no próximo mês. Esta intervenção será realizada pelos médicos do Serviço de Neurorradiologia do SESARAM em conjunto com um médico especialista em neurorradiologista do Hospital de Braga, José Amorim.