Implementação da «Via Verde do AVC», em Cabo Verde, conta com a colaboração do SESARAM

Fotos DR

 

O Serviço Regional de Saúde, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, deslocou-se ao Hospital Universitário Agostinho Neto, em Cabo Verde, para a implementação da «Via Verde do Acidente Vascular Cerebral» (VVAVC). O SESARAM dispõe de uma via verde do AVC formalmente constituída, desde 2009, e os seus profissionais de saúde são altamente diferenciados e, atualmente, são convidados a transmitir esse saber e essa experiência por outras regiões e países.

 

A iniciativa surgiu do governo de Cabo Verde para reduzir a morbimortalidade da principal causa de morte no país e contou com uma equipa de saúde portuguesa composta pelo médico neurorradiologista do SESARAM, Hugo Mota Dória, e pelo médico neurologista e enfermeiro emergencista do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Denis Gabriel e João José Silva.

 

O curso decorreu entre os dias 11 e 15 de junho e terminou com a realização da primeira trombólise, em Cabo Verde, a uma paciente de 63 anos que apresentava uma oclusão na artéria cerebral média esquerda, após a intervenção terapêutica observou-se a melhoria dos défices.

 

As atividades desenvolvidas, em Cabo Verde, incluíram formações teórico-práticas nas vertentes neurológicas, e neurorradiológicas, de cuidados de enfermagem do doente vascular agudo e na realização de ecodopplers transcranianos, no planeamento e na discussão do circuito da VVAVC no serviço de urgência e na sensibilização dos profissionais para a rápida intervenção nestes utentes.

 

Foram também realizadas sessões plenárias sobre a organização dos cuidados ao doente com AVC e sobre o controlo dos fatores de risco, assim como reuniões com o Conselho de Administração/Direção Clínica do Hospital Universitário Agostinho Neto e com a Direção Nacional de Saúde.