Sara Cerdas questiona a Comissão Europeia sobre reforço de apoios para responder à crise

Foto DR

A eurodeputada Sara Cerdas questionou a Comissão Europeia «sobre a necessidade e as perspetivas para reforçar os apoios de forma a responder à crise» provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia. A guerra «fez disparar os preços de vários produtos, da energia, dos combustíveis e também dos transportes», refere.

Sara Cerdas alertou «a Comissão Europeia para a necessidade de adaptarmos as  sinergias entre os orçamentos que existem, os vários fundos e programas da EU, em especial os destinados às Regiões Ultraperiféricas», afirmou.

A eurodeputada assumiu que são necessárias garantias de que «a população tem acesso adequado e a preços acessíveis às necessidades básicas essenciais para a qualidade de vida e para cumprir as metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o acesso à água, a educação e os cuidados de saúde ou os transportes».

Recorde-se que a Comissão Europeia lançou, em maio, uma estratégia renovada para as regiões ultraperiféricas, na qual apresenta iniciativas que complementam e apoiam as ações regionais e nacionais. Neste seguimento, com base na estratégia apresentada, a eurodeputada do PS considera haver oportunidade para reforçar a resposta aos atuais desafios.