Francisco Franco em 2.º lugar nacional no ‘Prémio FAQtos 2022’

A Escola Secundária de Francisco Franco ficou em 2.º lugar na final nacional do ‘Prémio FAQtos 2022’, com o dispositivo «Locaterpet» que pretende dar proteção e segurança aos animais, localizando-os, através da conceção de um dispositivo de auxílio, idealizado para ser colocado na coleira.

Na cerimónia, que decorreu este fim de semana no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, foram apresentados, perante o júri, os 10 melhores projetos de várias escolas do país.

O protótipo criado pela equipa da ‘Francisco Franco’ tem por objetivo alertar rapidamente o responsável de um animal para uma possível situação de perigo, diminuindo o tempo de resposta de o encontrar. O mecanismo permite o envio de um sinal de alerta na forma de SMS com a localização temporal e espacial do cão.

O dispositivo «Locaterpet» foi criado por um grupo de alunos do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde sob supervisão da professora Teresa Neves que dinamiza há vários anos este concurso ‘na Francisco Franco’.