PAN defende em Congresso regional a “sustentabilidade” da vida

O PAN realizou o seu Congresso regional. O seu porta-voz na Madeira fez uma intervenção centrada na sustentabilidade da vida, criticando aqueles que consideram que a economia é mais importante que as pessoas “O Planeta não deve ser encarado apenas como uma fonte de recursos, mas antes como a nossa casa. Eventualmente o segredo da nossa sobrevivência, poderá estar intimamente ligado à nossa capacidade de compreendermos que somos apenas do ecossistema Terra, que encerra em si múltiplas comunidades interdependentes entre si”.

O FN reproduz alguns pensamentos dos militantes do PAN.

A coordenadora da área animal Sofia Nóbrega – considerou fundamental a existência duma clínica veterinária pública, tendo o congresso refletido sobre a pertinência do cargo de Provedor do Animal urbano na Madeira ao invés de termos um Provedor de Todos os Animais.

A coordenadora da área Social Mónica Freitas – referiu na sua intervenção que é fundamental encontrar soluções para combater o emprego precário, que inviabiliza que os jovens possam ter estabilidade para comprar casa ou constituir família, considerou o congresso que associado a esta profunda crise de trabalho sem direitos está o problema da dignidade dos idosos e dos sem abrigo, assim como a discriminação que existe nas nossas escolas entre as turmas da manhã e as turmas da tarde;

Décio Alves lançou o tema da preservação ambiental, tendo referido que a situação em si mesma é problemática, em virtude de não estarmos a conseguir inverter o rumo das consequências das Alterações Climáticas, tendo dado como exemplo o problema que são as nuvens poluentes deixadas pelos transportes públicos no Funchal, ou o aumento da temperatura das águas na nossa região nos últimos anos.

O histórico militante Fernando Rodrigues fez a intervenção mais consensual do congresso, tendo defendido a ética na política, pois não podemos continuar a ser governados por aqueles que gerem os seus interesses e não os interesses coletivos, no que foi acompanhado por todos os congressistas.