Escola Jaime Moniz distinguida com três prémios no programa Eco-Escolas

A Escola Secundária Jaime Moniz foi distinguida com dois primeiros prémios ao nível de desafios propostos pelo programa Eco-Escolas, no âmbito da “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”e ainda na iniciativa “O Ar que eu Respiro”, na modalidade Jogo de papéis. O “Liceu” recebeu ainda o terceiro prémio no Projeto Brigada#AMARoMAR.

O “Liceu” tem investido em força na educação e preservação ambientais, respondendo aos desafios propostos pelas entidades oficiais, através do dinamismo dos docentes Nivalda Pereira, Conceição Campanário e António Freitas que orientam os alunos nos trabalhos realizados.

O primeiro prémio com que o “Liceu” é distinguido na segunda edição do desafio “O Ar que eu Respiro” surge no âmbito de uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente – APA e o Programa Eco-Escolas, cujo objetivo é estimular, conhecer e investigar questões relacionadas com a qualidade do Ar,  através de um conjunto de atividades destinados a escolas de todos os graus de ensino.

Participaram neste projeto, 125 escolas que podiam optar pela realização de dois desafios disponíveis:

  • Jogo de Correspondência | todos os graus de ensino, divididos por 3 escalões
  • Jogo de Papéis | a partir do 3º ciclo até ensino superior

Neste projeto foram premiadas 10 escolas.

A Escola Jaime Moniz ganhou ainda o primeiro prémio na modalidade Jogo de papéis.

No âmbito do prolongamento da Década da Biodiversidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas até 2030, o Jardim Zoológico de Lisboa, em parceria com o Programa Eco-Escolas/ABAE e a DGE, lançaram, este ano letivo de 2021-2022, o desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar, uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre a Biodiversidade local, bem como à sensibilização para as boas práticas diárias para a sua conservação.

O desafio, que se centrou em ações de intervenção no sentido da conservação e regeneração da biodiversidade, e que incluíam as formas de comunicação/sensibilização sobre o tema, contou com a participação de 72 escolas.

1º Prémio – 2º e 3º escalão (2º, 3º CEB e Secundário, Profissional e Superior)

O “Liceu” conquistou ainda o terceiro prémio pela sua participação no Projeto Brigada #AMARoMAR, uma atividade fruto de uma parceria promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com o Pingo Doce.

Este projeto tem como principal objetivo a monitorização e a recolha de resíduos na praia, envolvendo a comunidade escolar e local percebendo, posteriormente, as origens do lixo. Este é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema.

O desafio, que consistiu na monitorização e recolha dos resíduos na praia com posterior realização de uma fotorreportagem, elaboração de um painel de resíduos e uma videorreportagem, contou com a participação de 46 escolas.

Os 3 melhores projetos serão premiados com um drone + 250 € em cartão.