III Edição do Liceu Cup Capio com 80 jogos e mais de 500 participantes

Fotos DR.
Após 2 anos de paragem e sucessivos adiamentos de eventos desportivos, devido à Covid 19, o Clube Escola O Liceu voltou a organizar a III Edição do Liceu Cup Capio 2022. O evento realizou-se em dois fins de semana, onde foram disputados mais de 80 jogos, com cerca de 530 participantes, 23 equipas regionais e 5 continentais, dos escalões de sub11, sub13 e sub17, o que reflete um acentuado crescimento na dinâmica do CEOL.
De 17 a 19 de junho, o torneio destinou-se aos escalões mais jovens (Sub11 e Sub13). Como já é habitual, foram realizadas as Jornadas Técnico-pedagógicas, associadas a este torneio, com o tema “Pedagogia e Ferramentas no processo do Futebol de Formação”, tendo oradores de excelência nas diversas áreas, designadamente, Luís Preto (treino), Rodrigo Silva (Psicologia), Joana Abreu (Nutrição) e Luís Gomes (Fisioterapia). A formação contou com a presença do padrinho do evento, Rui Barros (ex-jogador internacional de futebol do FC Porto) e foi moderada por Fabrício Rodrigues.
A Final de Sub11 foi disputada entre a Ribeira Brava e o CD Nacional, saindo vencedora a equipa da Ribeira Brava (por penalties 7-6).
Nos Sub13, a final foi realizada entre o CEO Liceu – DF e o CS Marítimo. A Vitória foi para o Marítimo por 1-0. Ambas as finais foram muito equilibradas, com jogos bem disputados, com um nível competitivo muito bom, cheio de emoção.
Na cerimónia de encerramento para entrega de prémios (Sub11 e Sub13) o Grupo de Operações Cinotécnicas da PSP realizou uma excelente demonstração de disciplina, busca e salvamento por parte dos cães da PSP, para alegria dos jovens.
De 24 a 26 de junho, foi realizado o Liceu Cup para o escalão de Sub17, em formato de campeonato, com um grupo de 6 equipas, uma do continente. De realçar que os jogos tiveram um excelente nível de competitividade entre as 6 equipas do grupo. O CD Nacional foi a equipa vencedora, partilhando o pódio com o CSD C. Lobos (2º lugar) e a equipa do CEO Liceu A (3º lugar).

No próximo ano, o objetivo é dar continuidade deste evento, com a expetativa de internacionalizar este Torneio, convidando equipas estrangeiras e, se possível, aumentar o número de escalões, fundamentais para a formação dos jovens praticantes. “Acreditamos que o desporto é um importantíssimo veículo de inclusão, sendo o futebol a modalidade com mais praticantes e onde a socialização representa uma forte componente para o desenvolvimento pessoal, isto é, tem um fundamental papel educativo no crescimento do ser humano. Através deste fator, a criança pode aprender valores, como o respeito pelo próximo (fair play), superar frustrações, experienciar sucessos e, sobretudo, aprender a trabalhar em equipa, onde a inteligência e a solidariedade são competências fortemente desenvolvidas. O futebol de formação visa a transmissão desses valores, pois só assim estaremos a construir bases sólidas para que a criança esteja preparada para ultrapassar, no futuro, os obstáculos que lhe surjam.”, defende a coordenadora, Ana Afonso.

As fotos do III Liceu Cup poderão ser vistas no site do evento: https://liceucup.pt