“Dá-lhe Jazz”: 500 crianças assistiram aos concertos comentados

Foto: Leonor Silva

O Teatro Municipal Baltazar Dias foi palco do último concerto do projeto “Dá-lhe Jazz” desta temporada artística, no dia 14 de junho. A iniciativa contou com a presença de cinco centenas de crianças.

Este projeto foi promovido pela Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal (CMF). À semelhança dos restantes concertos didáticos desta temporada artística, este foi realizado como forma de divulgar o jazz aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, abordando diversos estilos de música, entre eles o infantil, pop e K-pop, adaptando-os ao estilo jazzístico.

Os concertos ocorreram, pelo menos uma vez por mês, nomeadamente a 19 de outubro, 18 de janeiro, 15 de fevereiro, 15 de março, 26 de abril, 3 de maio, 17 de maio e 14 de junho.

Além disso, os concertos “Dá-lhe Jazz”, nas datas mencionadas anteriormente, contaram com a participação de dez escolas, centros comunitários e instituições, entre eles: o Externato da Apresentação de Maria; a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros; a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco; o Complexo Escolar Dona Olga de Brito; o Colégio de Santa Teresinha; o Externato Adventista do Funchal; a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos; a Casa de São Pedro; o Espaço Sénior das Cruzes; e o Ginásio de São Martinho.

Foto: Leonor Silva

O projeto coproduzido pela CMF, no âmbito do serviço educativo, possibilitou a estas crianças uma oportunidade de assistir gratuitamente a estes concertos, com o intuito de estimular o interesse pelas artes musicais, nomeadamente o Jazz. Dessa forma, o projeto didático “Dá-lhe Jazz” proporcionou ainda, a promoção da criatividade e o aperfeiçoamento de habilidades a nível da linguagem, lógica e compreensão.