CMF apresenta voto de pesar pela morte da artista Paula Rego

Foto: DR

A Câmara Municipal do Funchal apresenta, amanhã, em reunião do seu executivo, um voto de pesar pela morte de Paula Rego, e apresenta sentidas condolências à sua família e a todos os que sentem profundamente a sua ausência.

Nascida a 26 de janeiro de 1935, em Lisboa, estudou nos anos 1960 na Slade School of Art, em Londres, onde se radicou definitivamente a partir da década de 70, mas com visitas regulares a Portugal, onde, em 2009, foi inaugurado um museu que acolhe parte da sua obra, a Casa das Histórias, em Cascais.

Foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner de 1989, e o Grande Prémio Amadeu de Souza-Cardoso, em 2013, além de ser distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, em 2004. Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes. Em 2016, foi condecorada com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa.

Considerada uma das mais acalmadas e premiadas artistas portuguesas a nível nacional e internacional, Paula Rego afirmou-se como, provavelmente, a mais significante pintora figurativa. De características sui generis e traço próprio, marcou visualmente os últimos 70 anos, deixando-nos um universo de histórias e pinturas por descobrir e redescobrir.