Rogério Gouveia amanhã em exercício de cibersegurança

O governante com a pasta das Finanças, Rogério Gouveia, participará, amanhã, dia 08 de Junho, no Exercício Nacional de Cibersegurança – ExNCS 2022, que decorrerá, em simultâneo, pelas 17h00, nas instalações da Direcção Regional de Informática, em São Martinho.

O Exercício Nacional de Cibersegurança visa exercitar e testar a capacidade de resposta nacional e regional, face à ocorrência de incidentes de cibersegurança e ciberataques, assegurar a articulação e a cooperação entre vários intervenientes, ao mesmo tempo que sensibiliza e capacita a comunidade para a prevenção e reação a incidentes e crises de cibersegurança, refere uma nota às Redacções.

Este ano, o ExNCS é dedicado à temática de Operacionalização do Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço e ocorrerá de forma integrada com o exercício pan-europeu CyberEurope 2022, cujo cenário é orientado ao sector da Saúde, com potenciais impactos em outros sectores.

Na ocasião, o responsável pela tutela participará de dois simulacros de decisão estratégica, que visarão, por um lado, uma disrupção do cabo submarino nacional – deixando a Região sem comunicações com o exterior –  e, por outro, um ataque a infraestruturas da área da Saúde, com necessidade de resposta a resgate de cibercriminosos.

Pela sua natureza e impacto, a situação obrigará a escalar o problema na cadeia de decisão, sendo solicitada a presença do secretário regional na sala de gestão de crises e na sala de operações dos Serviços de Cibersegurança, para coordenar e decidir em conformidade.