ALRAM recebe símbolos religiosos católicos

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, acolhe, no dia 24 de Maio, pelas 15h40, no parlamento madeirense, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, refere um comunicado.

“A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram à Madeira no dia 06 de Maio, e a peregrinação, iniciada na igreja da Visitação, em Santo António, percorreu as diferentes paróquias madeirenses”, reza uma informação do parlamento. “Amanhã, sob o lema “Cruz na Cidade”, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam pela a Assembleia Legislativa da Madeira. A missa de encerramento da Peregrinação dos Símbolos acontece na igreja do Colégio, pelas 19h30”.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, feita em madeira e construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo, numa peregrinação que já passou por quase 90 países, diz a Assembleia Legislativa da Madeira.

Já o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

De 26 a 31 de julho, do próximo ano, a Madeira recebe a Pré-Jornada Mundial da Juventude.

São esperados mais de um milhão e meio de jovens na Jornada Mundial da Juventude que acontece, de 01 a 06 de Agosto de 2023, em Lisboa.