Teófilo Cunha faz apologia do Mar a alunos e professores

O secretário regional de Mar e Pescas disse esta quinta-feira aos mais de 600 alunos e professores de 12 escolas do Funchal e Câmara de Lobos, que “o mar é um dos pilares da sustentabilidade do planeta e que a sua preservação e qualidade é a única forma de evitar problemas ambientais”.

Teófilo Cunha falava aos participantes na iniciativa “Corrente pelo oceano” para assinalar o Dia Nacional da Escola Azul e o Dia Europeu do Mar, uma acção da responsabilidade da Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direcção Regional do Mar, em parceria com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

Os mais de 600 alunos e professores foram divididos em dois grupos, refere um comunicado. Um partiu da Praia Formosa em direcção a Câmara de Lobos, o outro saiu da baía de Câmara de Lobos, em direcção ao Funchal. Os dois grupos uniram-se na promenade junto ao terminal marítimo da Cimentos Madeira e depois do encontro, cada um deles voltou ao seu concelho.

De caminho, realizaram um Plogging, uma actividade desportiva e ambiental em que os alunos recolhem o lixo da praia enquanto caminham. Uma hora depois da caminhada, era já significativo o lixo retirado das praias, refere o comunicado do Mar e Pescas.

“Esta campanha tem como objectivo central sensibilizar os nossos alunos, mas também as pessoas mais velhas”, referiu o governante. “A responsabilidade de preservar um bem como o mar, é de todos e não apenas de alguns.”

Teófilo Cunha agradeceu “o empenho e a dedicação das escolas, dos directores, dos professores, e todos os funcionários, mas também dos encarregados de educação e a colaboração das autarquias, bem como o trabalho de coordenação da direção regional do Mar e a colaboração da secretaria regional da Educação”.

O secretário regional acredita que a preservação da biodiversidade marinha e a qualidade do mar da Madeira será “muito melhor no futuro” graças às campanhas de sensibilização realizadas no âmbito do projeto Escola Azul, mas também através das acções de formação que a Secretaria Regional de Mar e Pescas através da Direcção Regional do Mar e a Direcção Regional das Pescas têm fomentado junto dos pescadores e armadores.

A Secretaria Regional de Mar e Pescas lembra que todos “os conhecimentos de literacia do oceano são traduzidos em ações de cidadania ativa e na formação integral do individuo, estimulando-o à aquisição de um espírito critico com reflexo a nível social e cultural, tendo como principal objetivo o envolvimento da comunidade educativa e que a mensagem passe para a população com atitudes mais assertivas”.

Para além de Teófilo Cunha, participaram no evento a directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e o director regional de Pescas, Rui Fernandes.

Todos os conhecimentos de Literacia do Oceano são traduzidos em acções de cidadania activa e na formação integral do individuo, estimulando-o à aquisição de um espírito critico com reflexo a nível social e cultural. Pretende-se o envolvimento da comunidade educativa e que a mensagem passe para a população com atitudes mais assertivas.