Antigos combatentes reúnem-se domingo no Monte

Sílvio Mendes

Realiza-se na igreja do Monte, no próximo domingo, dia 15 de Maio, o 49. encontro do Agrupamento Mensal dos Militares Madeirenses que Serviram no Ultramar.

Às 11 horas terá início a missa, integrando uma homenagem aos militares  falecidos no Ultramar e aos militares falecidos após o regresso do Ultramar. Esta cerimónia será realizada  na Igreja, no fim da Missa.

A partir das 13 horas decorrerá o almoço. no restaurante  do Clube Desportivo Nacional, na Choupana. No final haverá uma visita ao Museu do Nacional.

Um autocarro estará  às 8h30  em Câmara de Lobos, outro às 9 horas  na Avenida do Mar (junto à GNR) outro às 9h15 em Santa Cruz,  e um às 9h30 em Machico e no Porto da Cruz (junto da bomba de gasolina). Posteriormente, seguem para o Monte.

Este encontro tem um significado especial:

1.- Neste mês de maio  o AMMMSU celebra o seu 4º. Aniversário.

2.- Estará presente num altar a Imagem de Nossa Senhora do Monte, que foi benzida em 1954 na Igreja do Monte e que posteriormente foi levada pelo falecido Pe. Jorge para entregar aos militares da Madeira que faziam parte da 2.ª Companhia da Madeira que esteve na Índia (Damão) em 1957-1959. A Imagem original  ainda se encontra na Igreja de Damão. A que está na Madeira é uma réplica da referida imagem.

3.- Como neste ano se celebra o centenário da morte do Imperador Carlos de Áustria que morreu no Monte, o Santo Padre concede uma graça especial a quem visitar neste ano o túmulo do Imperador, e pedir para que ele seja canonizado como Santo, afirma-se num comunicado.

“Os antigos militares, naturais da Madeira e seus familiares estão convidados  a participar nesta homenagem  de gratidão por aqueles que  defenderam a integridade da nossa Pátria no Ultramar (1961-1975). Incluímos também os militares que  serviram na Índia (1954-1961)”,

Quem tenciona participar neste evento deve comunicar até ao dia 13 de  Maio, para o telefone 968041678 para se inscrever e  receber mais informações.

A despesa do almoço é compartilhada por todos. As famílias podem participar.

Todas as recomendações das autoridades de saúde (DGS)  e do Governo Regional estarão acauteladas.  Todos usarão máscara.