XIII Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da ESJM sobre “Viver em Equilíbrio”

A Escola Secundária Jaime Moniz dinamiza, de 3 a 6 de maio, a Semana de Clubes, Grupos e Projetos, subordinada ao tema “Viver em Equilíbrio: Saúde Física e Mental”, com uma diversidade de eventos, desde palestras a espetáculos e atividades desportivas.

Segundo a coordenação, “o grande objetivo da criação desta semana, comemorada todos os anos, é sublinhar a importância da existência, na Escola Secundária Jaime Moniz, de diferentes clubes, grupos e projetos verdadeiramente empenhados em criar, ao longo de todo o ano letivo, atividades extracurriculares que proporcionem aos seus alunos diferentes experiências, criando-lhes competências variadas em áreas diversificadas. Por um lado, expondo e partilhando trabalhos realizados por esses mesmos clubes, grupos e projetos. Por outro lado, oferecendo aos alunos uma semana especial, com uma série de atividades proporcionadoras de enriquecimento cultural, atividades tais como espetáculos de dança, de ginástica rítmica, de música, de canto e, paralelamente, palestras, conferências e debates. Neste ano, estão a ser dinamizados 35 Clubes, Grupos e Projetos na Jaime Moniz”.

Segundo uma nota informativa divulgada à comunicação social, “esta semana tem todos os anos um tema aglutinador relacionado com o ano ou anos internacionais celebrados e com as próprias vivências e a dinâmica da escola (particularmente as atividades no âmbito da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento). O tema deste ano foi: “Viver em Equilíbrio: Saúde Física e Mental”.

O objetivo nobre dos Clubes, Grupos e Projetos é, pois, criar uma “mente sã num corpo são”, oferecendo atividades recreativas variadas: umas físicas, tais como a dança, a ginástica rítmica, a música e outras formas de arte; outras mais intelectuais, ligadas à matemática, à física, à química, à biologia, à filosofia, à literatura, à política, ao direito, à história. Pretende-se, assim, a criação de uma consciência ética e cívica, que englobe o autoconhecimento do aluno, o seu bem-estar e o seu conhecimento do meio natural e social envolventes, ou seja, das estruturas sociais capazes de o conduzir ao empreendedorismo e à participação ativa na sustentabilidade e evolução do meio em que está inserido.

A abertura desta Semana está agendada para o dia 3 de maio, pelas 11h30, com um Momento Artístico, denominado “Retratos”, a cargo do Clube “DancEn?gma”. Também o Grupo de Ginástica “O Liceu” apresentará um momento de ginástica acrobática e um solo de dança contemporânea.

Já durante o dia de hoje, pelas 14h50, está agendada uma conferência na ESJM, tendo por tema “Nutrição”, organizada pelo Clube de Ciências Experimentais de Física e Química.