Jaime Moniz organiza a 3ª Edição do Madeira MUN-Model United Nations

Decorreu, esta sexta-feira, dia 22 de abril, na Sala do Plenário da Assembleia Legislativa Regional, a terceira edição do MadeiraMUN.

Esta iniciativa, organizada pelo programa Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Jaime Moniz, teve como tema “Fake News: o impacto da desinformação na comunicação e entendimento globais”.

O MUN, do Inglês Model United Nations, é um debate que simula os debates das Nações Unidas, assumindo os alunos o papel de delegados de diferentes países.

O debate, que contou com a presença de quarenta e três jovens provenientes de várias escolas secundárias da região, decorreu num ambiente salutar, tranquilo e de respeito pelas diferentes opiniões, tendo os alunos revelado um excelente espírito crítico, bem como uma elevada consciência social, ao exprimir os seus pontos de vista, as suas reflexões e as suas propostas relativamente ao tema em discussão.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Manuel Rodrigues, e da Presidente da Escola Secundária Jaime Moniz, Ana Isabel Freitas, em representação do organismo responsável pela organização do evento.

Ambos realçaram a importância deste tipo de iniciativa para os jovens da nossa região. Encerrou a sessão o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, que salientou que eventos deste género são uma mais-valia para o desenvolvimento do espírito crítico, bem como da capacidade de argumentação de quem neles participa.

Todos os alunos participantes revelaram um espírito alegre, dinâmico e motivado, bem como uma profunda preocupação com o futuro individual e coletivo. Na edição deste ano, e tendo em conta as respetivas intervenções e a qualidade da argumentação, foi eleita como melhor delegada a aluna Marília Franco, da Escola Básica e Secundária de Machico, representante do Canadá.

Foram, ainda, atribuídas menções honrosas a três outros delegados, nomeadamente Hugo Oliveira, da Escola Secundária Francisco Franco; Mariana Torrão, da Escola Secundária Jaime Moniz, e Francisca Pão, da Escola Básica e Secundária de Machico.

A delegada que, ao longo do debate, revelou uma maior consciência social relativamente ao tema tratado e, por isso, vencedora do Prémio de Consciência Social Bernardo Flôr Rodrigues, foi Eva Oliveira, aluna da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.