CMF divulga acções para comemorar o 25 de Abril

A Câmara Municipal do Funchal anuncia que já tem preparado o programa para assinalar a comemoração do 25 de Abril, começando já neste sábado com um concerto da Orquestra de Cordofones no auditório do Jardim Municipal. Segue-se o encontro-conferência “25 de Abril: Entre Gerações”, no próprio dia da Revolução dos Cravos, na Assembleia Municipal, às 10:00, terminando no dia 29, com outro concerto, desta feita de Mariana Camacho, no Museu A Cidade do Açúcar, às 19:00.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, refere que este programa é plural e diverso, dando particular atenção aos mais jovens. Mais do que celebrar o passado, acrescenta, o objectivo é centrar-se, sobretudo, no futuro de modo a chegar às gerações mais jovens.

Para assinalar a efeméride, um dos pontos fortes da comemoração da “Revolução dos Cravos” intitula-se “25 de Abril: Entre Gerações”. É um encontro-conferência de várias gerações, moderado pelo jornalista da RTP-Madeira, Paulo Jardim, que decorre no próprio dia 25 de Abril, pelas 10:00, na sala da Assembleia Municipal e terá transmissão na página de Facebook da autarquia e também no Canal Digital, Na Minha Terra.

No encontro participam David Caldeira, 74 anos, engenheiro químico e gestor hoteleiro, Paulo Rodrigues, 51 anos, professor associado na Faculdade de Letras de Artes e Humanidades da UMa, Coordenador Científico do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Cristiana Nunes, 23 anos, enfermeira e actriz, membro do Teatro Bolo do Caco, e Júlia Nóbrega, 17 anos, aluna do curso profissional de Artes do Espetáculo do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode.

Pedro Calado sublinha que o que  se pretende é debater e salientar a importância do 25 de Abril, “da democracia e liberdade, fazendo o contrapondo com o período da ditadura, ouvir a opinião das pessoas”, num debate aberto à sociedade.

“Esta conversa é, antes de mais, uma passagem de testemunho para as novas gerações que continuarão e  renovarão a democracia”, frisa.

Mas as comemorações do 25 de Abril começam já no dia 23, pelas 20:00, com um concerto com reportório de Abril, da Orquestra de Cordofones, no auditório do Jardim Municipal. Esta será a «primeira actuação ao vivo da recentemente criada Orquestra de Cordofones, com cerca de 30 jovens músicos, sob a direcção do professor e músico, Roberto Moniz.

Este concerto marca igualmente o regresso dos eventos ao ar livre no Auditório do Jardim Municipal, após a requalificação e obras de manutenção do espaço.

O terceiro momento do programa municipal de comemorações do 25 de Abril será um concerto de Mariana Camacho, no Museu A Cidade do Açúcar, no dia 29 de Abril, às 19:00.

Mariana Camacho tem desenvolvido um trabalho de pesquisa na exploração vocal, composição em tempo real e intertextualidade. É uma artista madeirense, que este mês esteve, em cena, como criadora e interprete musical, no Teatro Nacional D. Maria II.

O reportório deste concerto irá, naturalmente, reflectir canções de Abril, sendo de referir a presença dos pais, músico, Rui e Helena Camacho, numa alusão à transmissão geracional dos valores do 25 de Abril, refere uma nota da CMF.