A Unidade do Doente Frágil está em funcionamento há nove meses e já tem evitado várias altas problemáticas. Instalada no Hospital dos Marmeleiros, é a primeira unidade do género criada no País.
O presidente do Governo Regional visita amanhã, pelas 11h30, a Unidade do Doente Frágil, em funcionamento há nove meses no Hospital dos Marmeleiros. A mesma visa servir de “interface” entre a alta clínica e a ida para casa de um doente. Vem apresentando resultados muito positivos, afirma o GR, que diz que “tem evitado várias altas problemáticas”.
A Unidade do Doente Frágil (UDF) no SESARAM abriu portas a 15 de Julho de 2021 e é uma unidade clínica altamente diferenciada, que tem como principal objectivo promover cuidados de saúde a doentes frágeis e mediar a alta clínica e o regresso ao domicílio.
Fisicamente, está localizada no quarto piso, ala nascente, do Hospital dos Marmeleiros.
A equipa que a constitui é multidisciplinar e conta com a colaboração de 14 profissionais de diferentes áreas, esclarece nota da Presidência do Governo.
É coordenada pelo médico especialista em Medicina Interna, Miguel Homem Costa.
Os doentes admitidos na UDF são provenientes das Enfermarias de Medicina Interna, em fase de pré-alta ou em situação de alta problemática, mas que reúnam condições de regressar ao domicílio após recuperação parcial ou total dos défices apresentados.
Esta Unidade oferece a avaliação e tratamento de doentes frágeis maiores de 18 anos.