Estepilha: quem é que não acha que é o FN que põe os portos em marcha

Rui Marote
A 17 de Março o último parágrafo dum texto do Estepilha em resposta aos Portos da Madeira rezava categoricamente: “Eu sei que não vou mudar”. Persistíamos no humor e crítica que nos caracteriza, face a uma resposta em que a APRAM mostrava não ter achado piada num dos nossos escritos.
Tratava-se essa resposta de um sermão encomendado pela tutela, muito ofendida com a ironia do Estepilha de 16 de Março, intitulado “FN comanda agenda dos portos”.
O autor destes episódios não comanda nada. Já lá vai o tempo em África no dever militar. Mas é uma obsesão. Esteja chuva, neve, vento ou sol,  nossa ronda aos portos é efectuada diariamente. Gostamos de palmilhar a entrada marítima da Região!
A 2 de Março o Estepilha publicava: “Aleluia, há elevador no cais norte”.
Durante 8 anos o nosso cavalo de batalha foi o elevador! Daí o Aleluia e a satisfação com a concretização, facilitando a vida aos passageiros com dificuldades de locomoção.
Mas aparentemente a panela de “pressão” explodiu e a Vila Passos ordenou: “Mete o “dinossauro” “na ordem.
No texto que então escrevemos, porém, fazíamos um reparo: a saída do piso superior do elevador na Avenida Sá Carneiro estava à mesma cota do piso da estrada, não existindo caleira para as águas das chuvas o que no futuro criaria problema na manutenção do elevador.
Ora, ora… decorridos 33 dias fomos ouvidos e as fotografias que ilustramos são a prova de que as nossas observações são justas. A caleira é agora uma realidade. E questiona-se como é que, realmente, ninguém antes tinha pensado nela…
Recordando uma cantiga que se ouvia todos os anos no Chão da Lagoa (com as devidas adaptações), “Quem é que não acha que é o Funchal Notícias que põe os Portos em marcha…”