Francisco Abreu estreia-se no Campeonato de Espanha de Resistência com duas vitórias

Francisco Abreu, bi-campeão de Portugal de Velocidade e campeão ibérico de velocidade, conheceu uma estreia espetacular no Campeonato de Espanha de Resistência.

Na jornada dupla disputada ontem no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, o piloto madeirense, ao volante do Porsche 991 GT3 Cup 4.0 venceu as duas corridas na sua classe e lidera a competição.

Após os treinos livres disputados à chuva e que serviram para Francisco Abreu conhecer a pista, a qualificação colocou o Porsche 991 GT3 Cup 4.0, pilotado pelo madeirense e por Francisco Mora no quinto lugar da grelha de partida.

A qualificação e as corridas foram disputadas em piso seco e com muito calor em Valência, ao contrário da chuva de sábado.

Apesar disso e da falta de conhecimento da pista por parte de Francisco Abreu, fez duas corridas absolutamente espetaculares.

Foi Francisco Mora quem começou a primeira corrida e entregou o Porsche 991 GT3 Cup 4.0 a Francisco Abreu que prolongou o excelente trabalho do seu colega de equipa. Mora teve de se desenvencilhar de vários adversários, alguns deles com carros mais competitivos.

O resultado final foi um segundo lugar à geral, atrás de um Ferrari 458 da categoria GT3. Um carro superior ao Porsche 991 GT3 Cup 4.0 usado pelos pilotos portugueses.

Na segunda corrida, inverteram-se os papéis e foi Francisco Abreu quem fez a largada ao volante do Porsche 991 GT3 Cup 4.0.

O piloto madeirense, bicampeão nacional de velocidade e campeão ibérico de velocidade, esteve irrepreensível. Arrancou de forma excelente, não deu chances de recuperação aos adversários e liderou a corrida.

Francisco Abreu levou o Porsche até à paragem obrigatória para troca de pneus, com uma gorda vantagem para o segundo classificado. E aqui surgiu alguma polémica. Francisco Abreu e Francisco Mora receberam um “handicap” de 15 segundos na paragem nas boxes. Isto devido à vitória na primeira corrida. Até aqui, tudo certo. Mas o Ferrari 458 GT3 que ganhou a primeira prova à geral não recebeu nenhum “handicap”.

O que acabou por ter repercussão no final da segunda corrida. Após Francisco Abreuter feito uma excelente primeira parte daprova, Francisco Mora ficou na frente, mas não teve possibilidade de conquistar a vitória à geral.

O Ferrari 458 GT3 era, inevitavelmente, mais veloz que o Porsche 991 GT3 Cup 4.0, mas só passou Francisco Mora já no final da prova. Caso tivesse recebido o “handicap” pela vitória na primeira corrida, Francisco Abreu e Francisco Mora tinham ganho a prova.

Contas feitas, Francisco Abreu e Francisco Mora levaram o Porsche 991 GT3 Cup 4.0 até à vitória nas duas corridas e à liderança do campeonato. Como é possível?

Porque as regras do Campeonato de Espanha de Resistência privilegiam os carros da categoria 2 (carros de troféu) e sendo o Ferrari 458 GT3 o único da sua classe, não tem á disposição pontuação máxima.

Assim sendo, Francisco Abreu e Francisco Mora estão na liderança do campeonato. Na categoria e à geral.

Francisco Abreu – “Estou muito feliz com o resultado final das duas corridas. Senti-me muito bem num circuito que desconhecia com uma adaptação muito bem conseguida. Andei na frente com alguma facilidade sem cometer erros. Muito feliz com a minha prestação e com o trabalho feito pelo Francisco Mora e pela Veloso Motorsport na preparação do carro. Lideramos o campeonato e estou ansioso ara a próxima prova em Portugal.”

Calendário Campeonato de Espanha de Resistência

26 – 27 março – Valência

30 abr. – 01 maio – Portimão

08 – 09 julho – Motorland

17 – 18 setembro – Jerez de la Frontera

22 – 23 outubro – Navarra

26 – 27 novembro – Barcelona