Entregues arrecadações a pescadores e proprietários de barcos do Seixal

O Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Moniz serviu ontem de palco à entrega das chaves de arrecadações aos pescadores e/ou proprietários de embarcações da freguesia do Seixal.

São, no total, 9 arrecadações que foram construídas de raiz, com meios próprios da autarquia, uma vez que as existentes não ofereciam possibilidade de reparação, verificando-se a inexistência de condições mínimas de segurança para os seus utilizadores, refere uma nota de imprensa.

O presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz referiu que, com a entrega destas arrecadações aos seixaleiros, “ficou cumprido mais um compromisso deste executivo camarário para com a população do Seixal”.

“A intervenção exigiu a construção destas arrecadações. A inviabilidade de reconstrução das existentes, foi constatada por técnicos e pelos próprios utilizadores daquele espaço, que contribuíram ativamente neste processo com sugestões e propostas. Esta autarquia preocupou-se, acima de tudo, em garantir a qualidade da construção e, consequentemente, a segurança de todos os utilizadores daquele espaço”, declarou ainda Emanuel Câmara.

A juntar à construção das arrecadações, a Câmara Municipal do Porto Moniz realizou uma acção de limpeza da escarpa sobranceira à Praia do Cais do Seixal, de forma a garantir maior segurança aos banhistas e a todos aqueles que circulam naquela zona que tem registado uma crescente afluência.

 Antes de se proceder à distribuição das arrecadações, foi promovida uma reunião entre a Câmara Municipal e os pescadores e/ou proprietários de embarcações da freguesia do Seixal, que serviu para definir os moldes da cedência dos armazéns e ainda para discutir e acrescentar contributos ao projeto de Regulamento Municipal de Atribuição e Utilização de Armazéns de Aprestos de Apoio à Atividade Piscatória no Município de Porto Moniz, que se encontra em fase de elaboração.

A atribuição destas arrecadações reveste-se de carácter provisório, concluindo-se o processo em causa aquando da aprovação do Regulamento Municipal de Atribuição e Utilização de Armazéns de Aprestos de Apoio à Atividade Piscatória no Município de Porto Moniz, regulamento esse que disciplinará a utilização das arrecadações de apoio à pesca existentes junto ao Cais do Seixal e no Porto de Abrigo do Porto Moniz, estas últimas também construídas pela autarquia.