PPM preocupado com a destruição que o Governo quer infligir à Madeira

O PPM Madeira diz estar preocupado “com mais uma intenção do Governo Regional de continuar a destruir a Natureza da ilha da Madeira, outrora apelidada de Pérola do Atlântico”. Parece aos monárquicos madeirenses que o GR quer emular o Algarve, “onde se construiu ao desbarato e encheram aquela Região de betão armado e como consequência disso levou à perda de 50% do turismo”.
Desta feita, trata-se da “teimosia do Governo Regional em querer construir um teleférico na freguesia do Curral das Freiras que irá ter um impacto visual e ambiental negativo, para além de destruir parte de paisagem até agora intocável”, refere o PPM.
“A desculpa para esta construção, dizem, é trazer mais desenvolvimento à freguesia do Curral das Freiras, mas o PPM Madeira recorda que já outras obras foram feitas naquela freguesia com as mesmas desculpas, como por exemplo uma nova escola e a construção da piscina, que em nada trouxeram de novo nem mais desenvolvimento para o Curral das Freiras”, refere um comunicado.
Uma outra desculpa, aponta o PPM, é a mobilidade em caso de encerramento da estrada, “que consideramos mais uma desculpa esfarrapada”. E “já que o Sr. Presidente da Autarquia de Câmara de Lobos fez a comparação com o teleférico do Monte, o PPM Madeira faz a seguinte pergunta:
 Sr. presidente, sabe por acaso que o teleférico do Monte que nem metade da altura tem do projecto do teleférico do Curral das Freiras e em dias de vento recolhem as cabines e fica fora de serviço?”
O teleférico do Curral das Freiras terá uma altitude de 1400 metros e um vão de cerca de 3 km. “Ora bem, em dias de vento forte, torna-se impossível operar e ser a tão prometida alternativa ao fecho da estrada e isolamento da freguesia”, raciocina o PPM.
O PPM Madeira mostra-se, por outro lado, preocupado com a situação das aves que vêm nidificar naquela zona, nomeadamente a freira, que irá ser severamente afectada com estas obras. O PPM Madeira defende a construção de uma nova estrada, ou a recuperação da antiga estrada. E aproveita para recordar o asfaltamento da estrada do Fanal, com a desculpa de trazer mais desenvolvimento e fixação da população na Ribeira da Janela, mas que afinal, e a julgar pelos últimos Censos em 2021 se revelou o contrário. “Alertamos que o mesmo se irá revelar com a estrada das Ginjas em São Vicente”, conclui o partido.