XIV Seminário regional Eco-escolas amanhã na Secretaria do Ambiente

A Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através da Direcção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, realiza amanhã, sexta-feira, pelas 9h00, o XIV Seminário Regional Eco-escolas. A iniciativa terá lugar no auditório do Edifício do Campo da Barca e contará com a presença de Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

A Direcção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, através da  Divisão de Educação e Cidadania Ambiental, tem, entre outros, o papel de coordenar a nível regional o Programa Eco-Escolas, prestando apoio na análise das candidaturas apresentadas; apoio e divulgação de informação às Eco-Escolas e entidades intervenientes; realização de acções de sensibilização sobre os temas a desenvolver ao longo do ano lectivo; participação nas Reuniões do Júri Nacional do Programa Eco-Escolas; participação nos Júris dos concursos dos projectos associados ao Programa Eco-Escolas; realização de vistorias às Eco-Escolas para verificação do cumprimento da metodologia de trabalho próprio deste programa; envio de informação ao Operador Nacional; análise de algumas candidaturas das Eco-Escolas ao Galardão Bandeira Verde das Eco-Escolas da RAM organização de reuniões regionais com os municípios parceiros e organização do Seminário Regional Eco-Escolas.

O Seminário Regional visa reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências.

Permite ainda fornecer informação científica e pedagógica relativamente a vários temas de trabalho (água, resíduos, energia, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, etc), através das palestras, workshops e fóruns, de modo a poder enriquecer as suas estratégias em educação ambiental.

O XIV Seminário Regional Eco-Escolas decorrerá no auditório do Edifício do Campo da Barca e na Escola Secundária Jaime Moniz, nos dias 4 e 5 de Março e possibilitará formação acreditada para professores. Contará ainda com uma saída de campo onde será possível realizar do percurso guiado, desde o Poço da Neve ao Centro de Recepção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal.

Neste momento estão inscritas no Programa Eco-Escolas para o ano lectivo 2021/2022, 132 escolas da Região.