GR continua a acompanhar turistas ucranianos na RAM

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), continua a acompanhar os turistas ucranianos que chegaram há uma semana à Madeira e que ainda permanecem na ilha, refere uma informação divulgada à Imprensa.

A mais recente contabilização feita pela SRTC, com o apoio dos operadores e DMC (Destination Managment Company) na Região, dá conta que permanecem no Funchal cerca de 70 turistas ucranianos, número que está em constante actualização através do contacto com a hotelaria regional e com um membro da comunidade ucraniana residente, através da informação que chega pelas redes sociais. Entre estes 70, 36 estão alojados em unidades hoteleiras com o apoio do Governo Regional e os restantes permanecem ainda na ilha por sua conta, mas em contacto com as autoridades locais.

Os dados mais recentes indicam que 80 turistas já saíram da Madeira, a maioria no voo de hoje para Vilnius e os restantes noutros voos anteriores nestes últimos dias.

Quanto aos turistas ucranianos que optaram por viajar até Vilnius, na Lituânia, nos lugares disponibilizados pelo operador ITAKA no voo de hoje da Smartwings, o apoio aos mesmos foi garantido por aquele operador, num trabalho articulado com as autoridades lituanas.

Assim, às cinco dezenas de ucranianos já em viagem até Vilnius, a Lituânia oferece duas soluções: poderão ficar provisoriamente naquele país com todo o apoio das autoridades locais (alojamento e alimentação) ou então, se assim o desejarem, serão transportados para a Polónia, para perto da fronteira com a Ucrânia (Lublin), onde terão apoio das entidades polacas, que inclusivamente de disponibilizam para acolher os familiares dos elementos do Grupo, que ainda estejam na Ucrânia e que consigam chegar à fronteira.

Relativamente aos turistas que procuram voltar para junto dos seus familiares, o Governo Regional em articulação com a Associação de Promoção da Madeira, continua a desenvolver contactos com os operadores e companhias aéreas, dos próximos voos operados entre o Funchal e alguns países vizinhos da Ucrânia por forma a serem encontradas soluções para o seu regresso em segurança.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, agradece a todos os envolvidos neste processo, nomeadamente à Associação de Promoção da Madeira, os operadores e DMC, nomeadamente a ITAKA, a comunidade ucraniana residente, e a todos “os que têm contribuído para tentar amenizar e difícil situação que é vivida por estes turistas”.

O governante sublinha a propósito a “colaboração excepcional entre as várias entidades” e garante que “será dada continuidade a este esforço” de apoio aos cidadãos ucranianos que se encontram na Madeira, no sentido “de procurar facilitar a vida a estas pessoas que não têm qualquer culpa da situação em que se encontram e que precisam de ficar bem acolhidas na Madeira ou então, para aquelas que, se assim o desejarem, queiram regressar a casa”.

Quanto aos 220 turistas russos que chegaram à Região no passado domingo, o operador (TUI Rússia) já garantiu que amanhã chegará à Madeira um avião que os levará de regresso a Moscovo. Devido à situação actual de conflito e instabilidade, a operação entre Funchal e Moscovo, iniciada a 20 de Fevereiro, foi suspensa até dia 31 de M,arço. Há que sublinhar que o operador já manifestou todo o interesse em retomar a operação quando a situação de normalidade for restabelecida.