30 colaboradores da autarquia câmara-lobense receberam formação certificada, pela Cruz Vermelha Portuguesa, em primeiros socorros, visando a capacitação dos serviços camarários, com recursos formativos, que salvaguardem a segurança no desempenho das suas funções.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, tendo em consideração a salvaguarda dos princípios de prevenção e precaução previstos pela Lei de Bases da Protecção Civil e a importância, relevância e premência na resolução de problemáticas relacionadas com as condições de segurança e protecção da Comunidade, capacitou 30 colaboradores da autarquia, afectos a vários serviços internos e externos, com um Curso Básico de Primeiros Socorros, ministrado pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira.
De acordo com o vice-presidente do município funchalense, Leonel Silva, “esta é uma aposta contínua que visa a valorização, qualificação e formação dos nossos quadros internos, sobretudo para estas temáticas. Esta formação vem capacitá-los com os mecanismos, técnicas e procedimentos de intervenção, em primeiros socorros e em suporte básico de vida, que poderão fazer a diferença a nível da estabilização de uma potencial vítima até à chegada dos meios de socorro”.
Com efeito, “torna-se de extrema importância, dotar os nossos funcionários com os recursos formativos necessários à salvaguarda e segurança no desempenho das suas funções, assim como na promoção das suas atividades com os munícipes”, refere.
Findo o curso os colaboradores ficarão capacitados, por um período de 3 anos, com o Certificado e Cartão de Socorrista. A formação foi ministrada por uma entidade devidamente acreditada, a Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, e abordou diversos conteúdos programáticos relacionado com a análise de cenários, suporte básico de vida e estabilização de vítimas.