“Confiança” fala da guerra na Ucrânia e do sismo no Funchal

Os vereadores eleitos pela Coligação Confiança exprimiram hoje a sua solidariedade para com o povo ucraniano, que nas últimas horas se envolvido num confronto armado com as tropas russas.

“A justiça, o diálogo e o respeito pela diferença são valores humanistas que nos unem ao povo ucraniano e que se assumem como alicerces de sociedades livres e democráticas”, refere o vereador Miguel Gouveia, entusiasmando-se:  “Ergueremos a nossa voz em solidariedade onde e sempre que esses valores sejam beliscados e empregaremos os nossos esforços em sua defesa”.

A embaixadora da Ucrânia em Portugal visitou o Funchal, disponibilizando-se para parcerias de realização de eventos culturais, sociais e gastronómicos e avançando mesmo com a possibilidade de geminação do Funchal com uma cidade da Ucrânia, recorda a “Confiança”.

Noutro assunto, e na sequência do sismo que se fez sentir na Madeira na semana passada, a Confiança diz que vários funchalenses têm abordado os vereadores, manifestando preocupação sobre a integridade estrutural das suas moradias, reportando “rachas, fissuras e abatimentos”.

Com o objectivo de promover uma análise de riscos, a exemplo do que foi efectuado pela CMF após o sismo de 2020, a equipa da Confiança aconselha aos munícipes que reportarem este tipo de situações ao Serviço Municipal de Protecção Civil pela ferramenta “Funchal Alerta” (http://funchalalerta.funchal.pt).

Sendo esta uma reunião pública, última do mês de Fevereiro, onde é dada a possibilidade de inscrição aos munícipes para apresentar assuntos que pretendam ver solucionados, não houve lugar ao Período Antes da Ordem do Dia.

Na curta ordem de trabalhos de apenas 2 pontos, a equipa da Confiança votou favoravelmente aos esclarecimentos prestados à empreitada de construção da Estação de Tratamento Primário da ETAR do Funchal e à atribuição de benefícios fiscais a mais um imóvel, desta feita situado em São Pedro, reabilitado ao abrigo do programa da ARU “Cidade Com Vida”.