Segundo uma informação do SESARAM, o respectivo Núcleo Farmacêutico tem um novo ambulatório. O anterior foi transferido do 1º andar para o rés-do-chão do mesmo prédio, onde já funcionava (no edifício em frente ao Serviço de Urgência).
Como vantagem imediata, refere-se, existe uma maior acessibilidade aos medicamentos por parte dos utentes, deixando de ser necessário o recurso ao elevador ou às escadas e ainda a possibilidade de acesso em cadeira de rodas.
Devido ao aumento da área do novo ambulatório, foi criado um balcão de atendimento em simultâneo de 2 pessoas.
Foi ainda criada uma sala para atendimento personalizado onde os utentes serão monitorizados relativamente à adesão terapêutica e à possibilidade de reacções adversas ou mesmo interacções, além de recomendações relativamente aos cuidados a ter com a medicação que levam: plano terapêutico, forma de administração, interacções com alimentos e condições de armazenamento.
Neste mesmo espaço, há ainda outra sala para armazenamento e dispensa de medicamentos em ensaio clínico – vulgo medicamentos experimentais.
Os ensaios clínicos, de acordo com o Infarmed, “são estudos conduzidos no Homem destinados a descobrir ou verificar os efeitos de um ou mais medicamentos experimentais”, sendo que o “Infarmed autoriza a realização destes estudos, monitorizando a segurança da utilização dos medicamentos experimentais, e garantindo o acompanhamento dos mesmos de acordo com a legislação aplicável”.
Esta é uma área que nos próximos tempos crescerá, uma vez que estão neste momento a decorrer 2 ensaios e está a ser avaliada a entrada de mais 2 ensaios. Aguarda-se ainda, num futuro próximo, a aprovação de outros ensaios clínicos que serão afectos também à RAM, refere uma nota de imprensa.
O Ambulatório Geral da Farmácia tem uma equipa de 5 farmacêuticos liderada pela Farmacêutica Especialista em farmácia Hospitalar, Beatriz Fernandes, e um administrativo que também dará apoio ao Ambulatório da Hemato-oncologia situado junto ao Hospital de dia, no que diz respeito à distribuição em proximidade, quer em casa dos utentes, quer nos Centros de Saúde da sua área de residência.
Oª ambulatório hospitalar do SESARAM – geral e oncológico – dispensou 18,6 ME em 2021, representando este valor 43%dos custos com medicamentos.
Pretende-se, desta forma, ter uma maior proximidade com os utentes, baseada na confiança e prestação de cuidados de saúde de excelência centrados no doente, garantindo a eficácia, a segurança e qualidade do medicamento de acordo com a legis artis.
O contacto telefónico assim como o endereço eletrónico continuam iguais:
Ambulatório:
Correio Electrónico: farmambulat@sesaram.pt
Telef: 291 705 613
Hemato-oncologia:
Correio electrónico: farmaho@sesaram.pt
Telef: 291 710 289
A transferência deu-se no fim-de-semana e foi fruto de um trabalho colectivo entre o Núcleo Farmacêutico, o Núcleo de Instalações e Equipamentos e o Núcleo Informático do SESARAM, num tempo recorde de 24h após aprovação pelo Conselho de Administração, orgulham-se os serviços de saúde.