Sindicato denuncia encerramento da empresa “Irmãos Machado”

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritório e Serviços do Funchal veio lamentar o facto de seis trabalhadores da empresa “Irmãos Machado-Centro Ortopédico do Funchal” ficarem sem emprego, além de já estarem com salários em atraso.

Num comunicado de imprensa, o sindicato diz que a empresa, na passada sexta-feira, encerrou o local de trabalho e disse aos trabalhadores que não viessem trabalhar mais, à conhecida loja da Rua da Conceição.

O Sindicato diz ter requerido a intervenção da IRT, pelo facto de a empresa não ter entregue aos trabalhadores documento comprovativo do encerramento da empresa. Conforme informação verbal, citada pelos sindicalistas, foi pedida a insolvência da empresa, mas a mesma ainda não foi decretada.

“De referir que esta empresa empregava cerca de 20 trabalhadores e que nestes últimos anos, devido aos salários em atraso, a maioria teve de rescindir os seus contratos de trabalho com justa causa”, diz o Sindicato.

Quanto aos últimos seis trabalhadores, “há mais de oito anos que estão sistematicamente com os salários em atraso, e que desde então recebem em prestações semanais”. O sindicato afirma que alguns dos trabalhadores serviam a empresa já há 40 anos e “sempre com baixos salários”. Agora são despedidos “sem garantia de vir a receber os seus direitos, nomeadamente os salários em atraso e os valores decorrentes dos despedimentos, mesmo sem recorrer aos tribunais”.

O Sindicato repudia toda esta situação de precariedade e “as políticas geradoras de baixos salários”.