O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, deixou hoje um forte apelo à votação por parte da população. Barreto exerceu o seu direito de voto na secção
de voto n.º 2 da freguesia da Sé, na Câmara Municipal do Funchal, e apelou “a todos os que acreditam na democracia e no estado de Direito” para que se dirijam às mesas de voto, considerando que é seguro votar e que tal é ainda mais importante nas circunstâncias pandémicas que se vivem hoje em dia em Portugal.
“Estamos a sair da pandemia, estamos numa fase difícil, estamos na esperança de ultrapassarmos dentro de pouco tempo esta situação que nos aflige, temos de entrar numa fase de recuperação, e precisamos de um governo que nos dê a força necessária (…) para entrarmos numa fase de normalidade”.
O juiz conselheiro disse aos jornalistas esperar que a abstenção não seja elevada. De qualquer modo, e para o caso de o ser, já foi alertando que “os cadernos eleitorais não estão actualizados”, e que há que considerar “os eleitores fantasma”.