“Género no Cinema” é tema da sexta edição da “Cinema e Território”

A sexta edição da “Cinema & Território”, revista internacional de arte e antropologia das imagens já está disponível em formato online, em regime de acesso livre, e é dedicada ao tema “Género no Cinema”, refere uma informação da Universidade da Madeira.

Com direcção editorial de Teresa Norton Dias (Universidade da Madeira/ Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) a que se juntaram, em 2021, António Baía Reis (Universidade de Passau/Alemanha) e Guida Mendes (Universidade da Madeira/ Centro de Investigação em Educação), esta edição reúne trabalhos que reflectem sobre a representação do género no cinema. Reúne, igualmente, contribuições do VI Encontro Internacional Cinema & Território, que se realizou no Funchal, em formato híbrido, entre 4 e 6 de Novembro de 2021.

“Este número nasceu e assume relevância acrescida no atual contexto macropolítico e social em que vivemos, no sentido em que reforça a importância de se olhar a diversidade e a sua representação na sétima arte, num momento em que os olhares focados nas crises sanitárias estão menos atentos a uma clara sublevação dos discursos, actos de ódio e repressão de raiz ultraconservadora um pouco por todo o mundo, onde as mulheres e a comunidade LGBT+ são alvos fundamentais”, refere a informação da UMa.

A Cinema & Território é definida como uma revista científica internacional disponibilizada online em regime de Open Access, com uma área de intervenção nas Artes e na Antropologia, nomeadamente na Antropologia Visual. Foi lançada em Junho de 2016, com o objectivo de se tornar o registo científico do trabalho desenvolvido durante os Encontros Internacionais Cinema & Território, organizados pelo Conselho de Cultura da Universidade da Madeira.

Em 2019 iniciou o seu processo de integração em bases de dados internacionais, tendo conseguido, até à data, a indexação em “DOAJ – Directory of Open Access Journals”, “ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences”, “LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal”, “OAJI – Open Academic Journals Index”, “RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal”, “SIS – Scientific Indexing Services” e “GOOGLE SCHOLAR”, factor que contribui para a sua valorização e credibilização junto da comunidade académica.