Pedro Calado quer “colocar o Funchal na rota dos grandes navios”

Pedro Calado diz querer colocar o Funchal na rota dos grandes navios. A Câmara Municipal do Funchal é a partir de hoje membro executivo da Cruise Lines International Association (CLIA) – a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo. É a primeira entidade a nível nacional a ser parceira desta relevante associação, diz a autarquia.

O memorando de acordo foi assinado ao início da tarde entre o presidente da Câmara Municipal do Funchal, o director geral da CLIA para a Europa e o representante da CLIA em Portugal.

Pedro Calado não tem dúvidas que “o turismo de cruzeiros tem um importante impacto para a economia da cidade, contribuindo para a sua dinamização em diversas áreas, nomeadamente, na organização de excursões, serviços de táxi, viaturas de animação turística, serviços de empresas marítimo-turísticas, de restauração e comércio em geral”.

Estas razões fazem com que considere o Porto do Funchal um importante activo para a cidade, sendo porta de entrada para 25% dos turistas que visitam anualmente a Madeira.

“Relembro que em 2019 o Porto do Funchal foi líder nacional, tendo recebido cerca de 300 escalas de navios de cruzeiros, o que representou quase 600 mil passageiros”, disse o presidente da CMF.

Neste contexto, Pedro Calado realça que “a parceria que se estabelece com a CLIA vem permitir que o Município possa estar representado naqueles que são os principais encontros da Indústria de Cruzeiros, tendo assim oportunidade de promover a cidade do Funchal como destino de turismo de cruzeiros, e trabalhar em conjunto com as companhias de cruzeiros, no sentido de melhor conhecer aquelas que são as suas expectativas relativamente à cidade do Funchal”.

Este aspecto, enfatiza, “permite-nos conhecer melhor quem nos visita e o que esperam da cidade, para além de potenciar o Funchal como destino para a realização de eventos internacionais, atraindo as companhias para a realização de alguns dos seus eventos internacionais no Funchal”.

Esta parceria Cruise Lines International Association (CLIA), foi concretizada, em articulação com o Governo Regional, com vista a potenciar e maximizar a estratégia da Madeira, neste caso concreto no que se refere à divulgação e promoção do turismo de cruzeiros e do porto do Funchal, conclui uma nota enviada às Redacções.