Deputados do PSD fazem a apologia do Orçamento da RAM para 2022

Os deputados que integram o grupo parlamentar do PSD-M consideram que o Orçamento da Região para 2022 constitui uma “oportunidade de consolidação das políticas de Juventude que o Governo Regional tem vindo a assumir nos últimos anos”.

Numa iniciativa junto à Direcção Regional de Juventude, o deputado Bruno Melim e líder da JSD, destacou algumas das medidas que reforçam o apoio aos jovens, quer em contexto real de trabalho, quer no acesso ao ensino superior.

“Este é um Orçamento que investe mais um milhão de euros em Juventude, nomeadamente através do novo regime de bolsas de estudo, em que o Governo Regional apoia não só os alunos de mérito, mas também aqueles que necessitam de uma resposta diferente, albergando, assim, com esta alteração, mais de mil jovens”, declarou.

Por outro lado, afirma, nos programas de formação em contexto real de trabalho, este é um orçamento que prevê mais 500 mil euros para programas, como o ‘Estágios de Verão’ e ‘Ingresso’, que permitem aos jovens licenciados uma primeira experiência na sua área de formação profissional, sendo este “um passo claro” de aproximação com o mercado de trabalho.

Bruno Melim disse anda que, na Madeira, existe preocupação com os jovens, sendo disso exemplo as políticas de fomento de emprego, com a manutenção das verbas em 2022, acrescentando-se, contudo, um incremento em programas de emprego, relativamente à realidade de 2019, antes da pandemia.

Neste orçamento, salientou Bruno Melim, é também renovada a possibilidade de os estudantes terem um acesso diferenciado aos serviços de saúde na Região, não esquecendo, igualmente, aqueles que se formam no exterior. Nesse sentido, referiu que estão previstos mais cinco milhões de euros para o Programa Insular, que permite que os estudantes viajem, nas alturas de Natal, Páscoa e Verão, a 65 euros, não tendo de pagar os “preços exorbitantes” que são praticados, graças a um Governo da República “que continua a não corresponder naquilo que são os desígnios de um país com coesão e continuidade territorial”.

Entre outras medidas, enumerou ainda o passe gratuito nos transportes públicos para menores até aos 12 anos, além do passe social para os estudantes e do Passe Sub 23.